Vamos estar falando do gerundismo?

FullSizeRender

Olha, hoje em dia eu tenho mesmo é dó do gerúndio. Poxa, antigamente ele era apenas uma das formas de uso do verbo (conhecida como forma nominal), usado para transmitir a ideia de ação contínua (passando, fazendo, comendo etc). Mas hoje em dia muitas pessoas nem usam mais, evitam mesmo, com receio de parecerem atendentes da NET.

Não tem nada de errado com o gerúndio raiz. Quando o contexto pedir, pode usar numa boa.

Agora, o problema mesmo foi quando passaram a usar (em escala industrial) o gerúndio com mais uma porção de outros verbos, sem a menor necessidade. Nascia aí o que chamamos de gerundismo. Esse sim é um terror.

Não dá para entender por qual razão se opta por algo como:

“A aluna vai estar fazendo uma nova prova amanhã”.

O autor dessa beleza poderia usar um verbo conjugado e construir a frase de maneira mais simples. Mas não, preferiu usar o verbo no gerúndio e para isso teve que se valer da maravilhosa expressão “vai estar” para dar sentido à locução.

Se optasse por “A aluna vai fazer uma nova prova amanhã” ou mesmo “A aluna fará uma nova prova amanhã”, teria economizado algumas palavras e os ouvidos dos amigos.

“Mas João, não é uma questão de estilo e eu não posso estar optando por escrever dessa maneira? ”.

NÃO. O gerundismo é um vício de linguagem (tal como subir para cima, entende?) e não é aceito pela língua portuguesa. Não existe brecha para seu uso. Fora que qualquer pessoa bonita fica feia falando desse jeito.

Sabe aquela peça de roupa mais exótica do seu guarda-roupa? Então, se você a usar com inteligência e adequação à situação, ficará elegante. Se exagerar e misturar com outras peças esquisitas, vai parecer um palhaço. Para o gerúndio vale a mesma regra.

2 comentários sobre “Vamos estar falando do gerundismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s